O presente projeto foi proposto para que propicie a iniciação lúdica das artes (plásticas, cênicas e visuais) preparando-os para apreciar, reconhecer e porque não, reproduzir e descobrir-se capaz de sua própria produção artística.
O ilustrador e artista plástico Maurício de Sousa apresenta um leque de personagens coloridos e marcantes, com características peculiares que representam traços de personalidade bastante comuns da faixa etária à qual este projeto é proposto.
Com muita arte, Maurício de Sousa retrata a criança com seus conflitos, dificuldades e belezas da infância. Os personagens principais são representações de crianças que ainda não alcançaram a idade escolar (com exceção do personagem Chico Bento) que se aproximam muito da faixa etária dos três aos cinco anos.
Estes personagens são representações da infância pura e simples. O brincar de boneca, o jogar bola, brincar de carrinho, o apego a animais de estimação, bichos de pelúcia ou a fase de não querer tomar banho são coisas tão comuns e naturais nessa faixa que fazem com que as crianças vejam um pouco delas mesmas neste ou naquele personagem em particular, levando a criança a compreender seus próprios conflitos.
Também, estes personagens, com suas histórias nos permitem resgatar brincadeiras e jogos que podem auxiliar no desenvolvimento psico-motor, como o futebol que o Cebolinha e o Cascão tanto gostam ou o brincar de casinha da Mônica e da Magali e assim incentivar mais a prática de jogos e brincadeiras, que este projeto propõe no resgate à infância.
Educadoras: Eliana Palmeira dos Santos e Diméia Vaz de Oliveira e Silva
Turma: Pré I D
Nenhum comentário:
Postar um comentário