segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Planejamento de praticas de Pensamento Lógico Matemático

Modalidade organizativa do tempo didático: Sequência Didática

Professora: Mirian B. Batista

Turma: Pré II B - 4 e 5 anos

Tempo estimado: 2 vezes na semana, em duas semanas.

Título: Formas Geométricas

Área de formação humana: Pensamento lógico matemático.

Objetivos:

- Permitir a criança vivenciar situações que envolvam desafios na resolução de problemas.

- Conhecer os jogos em diferentes formas e seus procedimentos e regras.

- Desenvolver estratégias para localizar as figuras no espaço.

Metodologia:

As crianças em roda será feita a leitura do livro (As três partes) apresentando as formas geométricas.

As crianças participarão de situações de relações entre quantidades, classificarão as figuras geométricas e as separarão, montando assim cada um seu livrinho de história como registro.

No KidsMart ( software Sócrates) foi aplicado o jogo da das formas geométricas, as crianças manusearam e jogaram o jogo. Em trio cada um fazendo rodízio no computador para que todas as crianças possam participar.

Com o jogo será possível proporcionar a criança compreender as regras, os limites, as estratégias, estimulando frequentemente o seu raciocínio frente à diversidade do jogo em busca de soluções.

Seguiremos com o jogo das formas geométricas, onde será possível a utilização da atenção e raciocínio.

Regras do jogo: encaixar as formas geométricas nas sombras ao lado.

Avaliação:

Faremos a avaliação por meio de observação e anotações durante as etapas para avaliar se as crianças:

- Conhecem e respeitam as regras de cada jogo.

- Utilizam os procedimentos para os jogos das formas, organizam, ordenam e comparam as formas e cores.

Materiais utilizados:

- Programa do KidsMart.

- Livro "As Tres Partes" - Autor: Edson Luiz Kozminsk.

- Folha de sulfite

- Lápis e giz de cera

Bibliografia:

- Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba - Educação Infantil - 2008

- Kozminski, Edson Luiz - As Três Partes - Editora Ática - São Paulo - 11ª edição - 2008.




2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe.
    Ver a criança como centro do processo de ensino aprendizagem é sempre gratificante.
    Ana Dombrowski

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o trabalho desenvolvido! Parabéns!

    ResponderExcluir